terça-feira, 19 de abril de 2016

Diz que é.. O Festival da Eurovisão!



Ahhh!!!
Caiam-me todos em cima!
Eu admito!! Eu vejo o festival da Eurovisão!!
Tento sempre ver antes o festival da canção da RTP em que o eleito vai representar o nosso país, mas não era por norma um acto obrigatório, mas a Eurovisão sim!!
Tento ver todos os anos, quando calha num dia em que trabalho, chapéu..
Eu vejo porque quando era mais pequena estava sempre em casa da minha bis-avó e a televisão só tinha dois canais, mais tarde passou a ter 4 e mais tarde ainda 8, se não estou em erro, e eram só 8 porque a televisão não dava para mais - sim era daquelas em que quando era preciso mudar de canal a pessoa tinha de se levantar, adivinhem quem lá ia!
A Tv estava sempre na RTP1, excepto quando chegava a casa e punha na RTP2 e estava a dar o "Um-Dó-Li-Tá" e via os desenhos animados enquanto o jantar estava a ser feito. Quando era a hora do jantar, RTP1! José Rodrigues dos Santos por norma, não falhava! 
Depois da janta e dos arrumos, eu ia para as minhas brincadeirinhas e a Tv ficava sempre no mesmo canal, e por isto fui sempre vendo o festival durante as brincadeiras. Gostava de ver o pessoal com as bandeiras, gostava de ir vendo e ouvindo as músicas, apesar de não perceber muito -é um facto..- mas lembro-me de gostar de ver a atribuição da pontuação.
Eu já tinha ouvido ou lido, não consigo precisar, que Portugal não ia participar na Eurovisão, mas como em casos anteriores, a RTP1 transmitia sempre o festival.
No sábado passado, estava a ver o programa "Voz do Cidadão" em que leitores queixavam-se da não transmissão do Eurovision Song Contest" este ano..
Como é que é?! Mas.. Mas..
Continuei a ver a peça em que vários leitores mostravam o seu descontentamento com a não participação do nosso país e com a não transmissão do concurso.
E começou a crescer em mim um revolta, uma grande revolta! 
Como é que era possível?! - Só pensava isto..
Depois deixei-me disso porque o senhor diretor (de programas da RTP), Daniel Deusdado,  deu-nos um precioso esclarecimento:
- Portugal este ano não participa, MAS no próximo ano vai ser uma coisa em grande pois são os 60 anos de festival da canção - Parece-me que vai ser uma coisa em grande!
- Portugal não participa , mas parece que a RTP moveu mundos e fundos para que fosse possível a transmissão do concurso neste canal, caso contrário teríamos de tentar outro canal, quiçá russo, turco ou grego, que estivesse a transmitir o evento, ou então através do computador..

Posto isto, e já agora dando a minha opinião..
Acho que Portugal podia aprender alguma coisa olhando mais para "o outro" e deixar-se influenciar um pouco.. As músicas que apresenta ultimamente ao concurso são sempre mais do mesmo.. Já experimentaram formar frases com os títulos das canções? Dá para fazer uma história, uma história triste, mas dá:

"Chamar a música Baunilha e chocolate? O meu coração não tem cor Antes do adeus..
Se eu te pudesse abraçar Como tudo começou.. 
Só sei ser feliz assim, Deixa-me sonhar!
Foi magia.. Amar Coisas de Nada..
Dança comigo Senhora do mar!
Há dias assim Vida minha!
Há um mar que nos separa, Quero ser tua!"

Tcharaaaaaam!!!! Viram??

E outro pedido, por favor, e se não for muito incómodo, ponham o Senhor Eládio Clímaco a comentar/traduzir como só ele sabe.. :)