terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A História do "Sempre se fez assim"

Era uma vez ..
Não, não era nada uma vez.
São várias as vezes até!
Aliás, são muitas as vezes que ouço "sempre se fez assim.."
Ora bem, nos tempos que ocorrem, em dada situação, actividade ou algo do género, já são muitas as vezes que discordo de algo e apelo à mudança, e no entanto a resposta vai sempre bater na mesma tecla: Sempre se fez assim!
Certo. Até posso aceitar que as pessoas estejam bem da forma que estão, que não estejam propriamente propensas à mudança e admito até alguma preguiça - isto até lhes afectar a vidinha, claro! Porque depois fazem cair o Carmo e a Trindade até verem a coisa resolvida, mas atenção, mais uma vez refiro, até que a situação não lhes toque!
E claro que se me tocar a mim e a outros que estão junto de mim, eu tento a mudança, tento fazer ver que é uma mais valia tal mudança - mas se a outrem não lhes tocar, paciência! E por quê?? Por que "Sempre se fez assim"!
Agora a mim espanta-me o porquê da mudança noutros contextos - assim mais para a saúde, educação, políticas - o "Sempre se fez assim" acaba por não se rever taaaaanto, ora por ter tocado outras vidas, ora por ser uma mais valia para um qualquer alguém que necessitou que deixasse de ser como era.
E atrás do "Sempre se fez assim", quem é que se segue?? O nosso querido amigo "Deixa andar" - que já cá faltava, não é verdade? Mas o "Deixa andar" só vai permanecer na sombra do "Sempre se fez assim" até que "Alguém" acorde e ponha termo a isto tudo. Mas até que "Alguém" acorde.. Upa upa!
E claro que chega o inseparável amigo "Vira o disco e toca o mesmo".. 

Posto isto eu pergunto-me:
- As mulheres votam hoje em dia (vá, na Europa, na América..) porque sempre se fez assim?
- Segurança social e Estado de Previdência hoje em dia, é porque sempre se fez assim?
- Novas descobertas a nível de saúde - sim, já sei, ciência .. - é porque sempre se fez assim?
- Direitos para os trabalhadores - vá digam lá, deveres também - é porque sempre se fez assim?
Acho que não preciso de alongar-me mais nestas questões por que tudo vai dar ao mesmo:
Foi sempre por via de outrem - na sua maioria, necessidade - que deixou de se fazer assim,  mas sintam-se à vontade, corrijam-me se estiver a dizer tamanha barbaridade.
Sabem o que proponho ao "Sempre se fez assim"?? :D 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário